Ana Moreira
www.anamoreirajewellery.com
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Considero que uma jóia pode ser muito mais do que um simples adorno.
Ela pode ser uma obra de arte. Uma forma de expressão, tanto para o
artista que a cria como para a pessoa que a usa. E é aí que ela
adquire toda a sua plenitude, exposta num corpo que lhe dá vida.
As minhas peças partem muitas vezes de uma primeira ideia, que vou
depois desenvolvendo, à medida que executo a jóia.
Gosto dos contrastes entre cores, entre brilho/mate, entre
claro/escuro. Valorizo a textura, o volume, o detalhe, e aprecio a
beleza que existe na simplicidade...
Ana Moreira
Portugal Porto 1972
Cresceu entre as Ciências e as Artes, e esse contexto acabaria por moldá-la. Opta por fazer o seu percurso profissional numa área das Ciências Médicas, área essa caracterizada por uma forte componente prática, manual, e de certa forma, artística.
Anos mais tarde, e depois de já ter explorado a escultura, a pintura e a fotografia (entre outras), como hobby, surge a oportunidade experimentar a joalharia… E foi nessa altura que decidiu que a sua vida tomaria outro rumo...
De 2008 a 2011 estuda na Escola de Joalheiros Contacto Directo, passando também pela Escola de Joalheiros Contacto de Autor. Em 2012 estuda no CINDOR.
Continua o seu percurso frequentando cursos, workshops, seminários e conferências, em diversas áreas. Participa em concursos, exposições e outras iniciativas, das quais se pode destacar a presença em 5 das 6 Agendas lançadas pela PIN.
Em 2010 regista a sua marca de joalharia Ana Moreira ®, em Portugal. Em 2019 obtém o registo de Marca da União Europeia como Ana Moreira Jewellery ®.
A continuidade e o processo sempre foram palavras chave na carreira de Ana, caracterizada por uma imensa vontade de experimentar e unir técnicas e conceitos que aprendeu ao longo da vida.
O seu trabalho assenta na pesquisa e experimentação de materiais, que posteriormente associa à prata, criando contrastes que se complementam.
De forma natural, a vontade de criar uniu-se à filosofia da sustentabilidade que sempre esteve presente na sua vida pessoal.
Foi então que o upcyling, conceito de reutilização criativa, ganhou espaço e sentido na marca homónima, dando vida a joias cheias de história que mesclam a prata e matérias primas inesperadas.