Jewels From Brazil

Jewels From Brazil
Participação de Sandra Manin Frias, associada da PIN

Barnsley, Inglaterra
de 14 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2012


Está em cartaz em Barnsley, Inglaterra, a exposição Jewels From Brazil, que reúne o trabalho de dezessete artistas brasileiros de sete estados do país – São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Ceará, Tocantins, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra é uma versão da Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba, e compartilha também a curadoria de Adélia Borges. A mostra está no The Civic, paralelamente à exposição (+55)Brazil, que tem curadoria de David Sinclair. As próximas paradas são as cidades britânicas de Sleaford e Wimborne.
Entre as criações expostas, a combinação de dois pólos – o natural e o artificial – afirma o brasileirismo das joias selecionadas. De um lado, materiais naturais – não somente as pedras preciosas brasileiras e os metais como ouro e prata, mas também sementes de árvores da Amazônia, fibras de palmeiras das praias do Nordeste e até couro de peixes dos rios. De outro, materiais que vêm do lixo, como as garrafas de plástico usadas para engarrafar água.
 
Vale ressaltar que, antes de se popularizar mundialmente, a prática de reaproveitamento de resíduos é tradicionalmente comum entre o povo brasileiro, principalmente pela base econômica do país. Como afirmou Buckminster Fuller nos anos 1960, o lixo é o único recurso em contínua expansão no planeta – e se o teórico norte-americano tivesse visitado o Brasil, ele teria conhecido um povo que já praticava a ecologia antes mesmo da palavra existir no dicionário. E, ainda que o recente crescimento econômico tenha afetado esta postura, a popularidade da reutilização voltou à tona devido a larga consciência ambiental difundida mundialmente.

Jewels From Brazil

Jewels From Brazil

Novo conceito
A biodiversidade brasileira fornece um grande número de matérias-primas naturais, muitas das quais estudadas recentemente e só agora utilizadas como alternativas. Além da nova construção, as joias brasileiras apresentam uma nova maneira de interação com o corpo humano através de objetos com novos formatos.
Em ‘Jewels From Brazil’, a inventividade popular e a riqueza de recursos brasileiros se unem para enaltecer um momento de grande criatividade da nação verde-amarela, que mostra a silhueta de sua identidade através da multiplicidade nas criações e nos materiais escolhidos.
O trabalho, coordenado pelo Centro de Design Paraná, conta com a curadoria de Adélia Borges e produção executiva de Ana Helena Curti, da Arte3.

Sandra Manin Frias iniciou os seus trabalhos de design e joalheria no iní¬cio dos anos80, e sempre teve como meta a pesquisa de novos materiais, principalmente aqueles advindos da biodiversidade. Como uma das
mais bem sucedidas representantes da joalheria contemporanea  brasileira, Sandra tem tido seu talento reconhecido em varias galerias e lojas de Museus pelo mundo fora.


+ info:
www.designbrasil.org.br/noticias/joias-brasileiras-em-exposicao-na-inglaterra


 

__