LIVRO SUOR FRIO COLD SWEAT

LIVRO SUOR FRIO COLD SWEAT

com a coordenação editorial de Cristina Filipe, reúne o catálogo da exposição homónima e os artigos dos colóquios «Corpo Medo Proteção» e «Coroa Preciosa», bem como do «Encerramento», que decorreram durante a Bienal.

Formato: 16,5 x 23 cm (fechado).
Miolo: 448 pp. (288 pp. 4/4 cores munken lynk 150 g + 160 pp. 1/1 cor pantone papel munken lynk 90 g). Cosido, brochado e aparado.
Capa: c/ badanas de 14 cm (frente e verso) em papel munken lynx 240 g, brochura suíça (com aplicação de tela na espinha).
Design: MUDE/Paula Guimarães.
Tiragem: 400 exemplares PT e 350 exemplares EN.
Preço: 45,00€ + portes de envio.
Disponível a partir de dia 21 de dezembro.

Saiba mais

EXPOSIÇÃO | PROJECTO PIN DESENHA ‘12

EXPOSIÇÃO | PROJECTO PIN DESENHA ‘12

EXPOSIÇÃO | PROJECTO PIN DESENHA ‘12
GIEFARTE  
Lisboa
Inauguração + Lançamento da Agenda PIN 2013
Sábado, 10 Nov 2012 das 17h às 21h
Exposição
12 a 24 Nov 2012
Segunda a Sábado
11h-14h e 15-20h


EXPOSIÇÃO | PROJECTO PIN DESENHA ‘12
GIEFARTE  
Rua da Arrábida, 54 B-C (Santa Isabel – Campo de Ourique)
Lisboa
Inauguração + Lançamento da Agenda PIN 2013
Sábado, 10 Nov 2012 das 17h às 21h
Exposição
12 a 24 Nov 2012
Segunda a Sábado
11h-14h e 15-20h

PARTICIPANTES

Lúcia Abdenur · Ana Andrade · Rita Andrade · Ana Cristina Azevedo · Bagau ·
Susana Barbosa · Cristina Barros · Silvia Beildeck · Letícia Costa ·
Aglaíze Damasceno · Teresa Dantas · Catarina Dias · Isa Duarte Ribeiro ·
Rita Faustino · Ana Fernandes · Cristina Filipe / Rosário Rebello de Andrade ·
Filomeno · Hela Flávia · Ana Paula Feijó · Sandra Manin Frias · Solange Jansen ·
Margarida Matos · Teresa Garcia de Matos · Typhaine Le Monnier ·
Miriam Mirna Korolkovas · Carolina Mota · Alice Neiva · Inês Nunes ·
Natalia Olarte · Maria José Oliveira · Luísa Pedroso · David Pontes
Áurea Praga · Bruno Prekatado · Soiis Rabelo · Cristina Roque dos Santos
André Rocha · Marina Sheetikoff · Raquel Soares · Inês Sobreira ·
Manuela de Sousa · Rudolf  Ruthner · Nininha Guimarães dos Santos ·
Carlos Silva · Joana Taurino · Carla Tomé · Valéria Tupinambá ·
Elma Vespermann · Sandrine Vieira


FICHA TÉCNICA EXPOSIÇÃO

Coordenação Geral e Executiva
Maria José Oliveira, Cristina Filipe, Raquel Soares - PIN

Projecto Expositivo, Produção e Montagem
Maria José Oliveira, Cristina Filipe, Raquel Soares - PIN

com a colaboração de:
Luís Sarmento – Euracril
Lino & Filhos – Carpintaria
Francisco Nisa
David Pontes - PIN
Joana Taurino - PIN

Design Gráfico
Ideia, designers

Apoio à Produção
Dinorah Lucas - Giefarte

Texto
Madalena Braz Teixeira  

Fotografia
Eduardo Sousa Ribeiro
Miguel Proença

Agradecimentos
Giefarte.
Membros da PIN que participam neste projecto.
Madalena Braz Teixeira,
Ideia, designers
Todos os que tornaram possível esta exposição, nomeadamente
a Equipa de Produção da Trienal Movimento Desenha '12.




Este Projecto | Exposição decorre no âmbito da Trienal Movimento Desenho – Desenha ‘12 



PIN DESENHA 12 tem a chancela do Alto Comissariado do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal 2012/2013

 
A Agenda PIN 2013 terá o seu lançamento em Lisboa no dia da Inauguração na Giefarte e no Brasil, na Casa itanhangá, Rio de Janeiro, em Dezembro 2012.





PIN DESENHA’ 12

PIN DESENHA’ 12 é um recente projecto da PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea que resultou de uma parceria com a primeira edição da TRIENALMOVIMNETO DESENHO, este ano denominada DESENHA‘12.

Foi deste modo e sob este mote que a PIN se prontificou a lançar junto dos seus associados este novo projeto designado por PIN DESENHA ‘12. Responderam à chamada meia centena de autores joalheiros que se apresentam nesta exposição.

O projecto PIN DESENHA‘12 consiste no desenvolvimento do tema CORPO / GESTO / LINHA E MOVIMENTO, aplicado à conceção e à realização de um PIN - uma pregadeira que terá como elemento comum um alfinete e a ideia de representação e materialização de linhas, acompanhado pelos respectivos desenhos - num máximo de 10) – desenhos esses, técnicos ou livres, relativos aos trabalhos de Joalharia Contemporânea que os autores conceberam.

Estes desenhos foram reunidos num LIVRO/ OBJETO que corresponde por sua vez à narrativa gráfica e poética do presente projeto. Este objeto tem a configuração de um livro cujas páginas são constituídas pelos desenhos de cada um dos membros participantes, executados em papel vegetal. Todavia, a fim de se seguir o tema –CORPO / GESTO / LINHA E MOVIMENTO, os desenhos em papel vegetal são gráficos delineados através de uma perfuração artesanal feita meticulosamnet com a ajuda de um  alfinete de costura. Deste modo, com o alfinete usou-se uma técnica pontilhista e deu-se uso técnico a este elemento estruturante da PIN DESENHA‘12. Deverá ainda referir-se que este LIVRO/OBJECTO, insólito e único, foi concebido como uma caixa de luz que permite uma visão integral adequada à leitura dos diversos desenhos picotados.

Neste projecto está integrada toda a filosofia da PIN, na medida em que constituiu uma forma, assaz inovadora e imaginativa, de promover o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento teórico e prático do título identificativo da Associação. JÓIAS/PIN recria uma aposta anterior no âmbito de alguns workshops, já realizados. Trata-se mais uma vez de jogar com algo que constitui a imagem da Associação e fazer variações a partir do conceito de emblema minimal em que assenta a própria Associação.

O projecto PIN DESENHA’ 12 assume por inteiro o objetivo de se fazer jóia, o que constitui por si só uma qualidade inerente à intrínseca especificidade da Associação, como ainda o de serem manufacturados uma série de PINS acompanhados dos respectivos desenhos, razão pela qual cerca de um quarto dos seus membros aderiram a este projecto que também tinha, claro está, os seus custos financeiros de participação.

PIN DESENHA’ 12 tem uma característica muito própria, digamos mesmo que essencial à criação do OBJECTO/PIN. Na realidade, a mais que célebre afirmação small is beautifull, veio alertar-nos para a necessidade de se atender com a maior honestidade à escala e à civilidade das nossas vidas no tocante à vitalidade, à integridade e à respectiva riqueza espiritual. Neste sentido, a dimensão do próprio PIN e as suas inerentes especificidades fazem deste objeto, um assumido ícone desta afirmação filosófica, política económica e cultural que criou escola a nível universal. Na verdade, small is beautifull constitui hoje em dia uma resposta alternativa à crise mundial que atravessamos e que vai deixar profundas marcas nesta e nas próximas gerações.

Deverá ainda destacar-se o facto da PIN DESENHA’ 12 ser ainda um programa internacional que engloba a participação de membros brasileiros, o que se revela da maior oportunidade neste ano de 2012/2013, em que tanto o Brasil como Portugal festejam em cada um seus territórios os seus eventos e as suas atividades culturais. Deste modo, a literatura, a pintura, o teatro, a música, a dança e agora a joalharia juntam os dois povos para oficialmente declararem este ano de 2012 como o Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil.

A terminar, deverá ainda referir-se que o projecto PIN DESENHA’ 12 é da autoria de Cristina Filipe, Maria José Oliveira e Raquel Soares, nele tendo participado, como acima se mencionou, cerca de meia centena de membros da PIN cujos trabalhos figuram na Agenda PIN 2013, que corresponde por seu lado, à III edição destas publicações anuais que a Associação vem realizando.

Madalena Braz Teixeira
Presidente da Mesa da Assembleia da PIN