Image

Clube Português de Artes e Ideias
Membro Instituição Honorário

www.artesideias.com
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sede do Clube Portugu234;s de Artes e Ideias no Chiado, Lisboa
Sede do Clube Português de Artes e Ideias no Chiado, Lisboa
Pormenor da exposi231;227;o multidisciplinar da Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Pa237;ses de L237;ngua Portuguesa, Centro de Congressos de Lisboa, Mar231;o de 2009
Pormenor da exposição multidisciplinar da Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Centro de Congressos de Lisboa, Março de 2009
Pormenor da entrada da exposi231;227;o multidisciplinar da Mostra Jovens Criadores 2006, F225;brica TOBOM, Montijo, Setembro 2006
Pormenor da entrada da exposição multidisciplinar da Mostra Jovens Criadores 2006, Fábrica TOBOM, Montijo, Setembro 2006

O Clube Português de Artes e Ideias é uma associação cultural sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1986.
Tem desenvolvido uma acção sistemática assente em vários objectivos, dos quais se destacam:
*a promoção do trabalho dos artistas em início de carreira
*a formação de novos públicos para as Artes
*a criação de condições de produção do trabalho artístico
*a mobilidade dos artistas e do seu labor quer a nível nacional, quer a nível internacional.
Tais objectivos têm-se consubstanciado nos seguintes projectos:
*Jovens Criadores (14 edições), actividade do Instituto da Juventude e do Clube Português de Artes e Ideias. Compreende um concurso e uma mostra nas disciplinas de literatura música, dança, artes plásticas, artes digitais, fotografia, vídeo, joalharia, design de equipamento, design gráfico e de moda. A Mostra Jovens Criadores apresenta uma média de 80 projectos por ano, tendo-se realizado em 11 localidades diferentes de norte a sul do país. A partir da selecção das Mostras, decorre ainda uma itinerância semestral de exposições por vários pontos do país, intitulada “Passear Contigo”.
 
* Artes, Ideias, Academia (AIA – artesideias.com/aia), reune investigadores e artistas numa série de fóruns e conferências dedicadas à reflexão sobre a tecnologia, a ciência e a arte.

* EVA- Exclusão de Valor Acrescentado (artesideias.com/eva) é um projecto de residências de criação artística lançado em Maio de 2010. Nele participam artistas seleccionados pelo CPAI, que levam a cabo o seu trabalho em zonas habitualmente exteriores aos circuitos artístico-profissionais da Área Metropolitana de Lisboa. Iniciativa em parceria com o Programa Escolhas (ACIDI). 

*Prémio Microfilmes para Macrocausas (http://videos.sapo.pt/mmcausas) uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realizada em parceria com o Clube Português de Artes e Ideias e o Sapo.pt. Lançado em 2010, este prémio tem por objectivo distinguir o melhor “microfilme” (vídeo digital com duração máxima de 3 minutos) documental, de ficção ou de animação, sobre temas relacionados com a pobreza e a exclusão social (2010) e voluntariado e cidadania activa (2011).

*Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias (CEA): inaugurado em 2000 e apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras, é um espaço multifuncional e com vocação  multidisciplinar, situado na Fábrica da Pólvora, em Barcarena; 1500 metros quadrados divididos em salas com carácter versátil e equipadas para servirem de residência para o desenvolvimento de projectos artisticos em várias disciplinas, para a exibição de  espectáculos e para a realizações de exposições no domínio das artes visuais. Desenvolve acções de formação e actividades mistas, tendo implementado programação regular durante os seus 11 anos de existência.

*No âmbito das Relações Internacionais, o Clube Português de Artes e Ideias é a entidade responsável pelas representações portuguesas nas Bienais de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo (bjcem.org) e nas Bienais de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É o coordenador nacional do programa “MAP - mobility in art process” (art4eu.net), concurso europeu para a atribuição de bolsas para residências artísticas; e gere um acordo bilateral com o Instituto das Artes e do Teatro da República Checa (intercâmbio anual entre um artista checo e um artista português) e também um acordo para residências de criação literária com o Conseil des Arts et des Lettres du Québec (Canadá). É ainda membro activo de várias redes europeias, tais como a Associação “Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo”, Associação “Pépinières europèennes pour jeunes artistes” e a Associação Resartis. É co-signatário ou parceiro em diversos programas apoiados pela União Europeia, como é o caso de E-mobility (emobility.pro), On-Air (transartists.org/on-air) e CATCH (este em parceria com o CIANT (CZ) e M2F Creations (FR) ).

 

 

 

__